CELEBRAÇÕES QUILOMBOLAS

Jogos de Identidade Quilombola

Os Jogos de Identidade Quilombola acontecem no mês de novembro, em período próximo ao Dia da Consciência Negra (20), no município de Salvaterra, localizado no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará. A cada ano uma comunidade quilombola desse município é sorteada como anfitriã dos jogos, disponibilizando espaço e infraestrutura para o evento. 

Várias barracas são montadas e destinadas à acomodação dos participantes das diversas comunidades. Também há barracas para venda de alimentos como tacacá, maniçoba, vatapá, salgados e bebidas, além de uma cozinha com fogão a lenha onde são preparados o café da manhã, o almoço e a janta para as delegações de todas as comunidades.

 

Abertura dos jogos. Foto: Paulo Henrique, 2019.

Em um barracão central acontecem as cerimônias de abertura e encerramento dos jogos. O evento inicia por volta das 19h com discursos de lideranças quilombolas e apresentações das comunidades, de miss, miss-mirim e capoeira. Essa etapa se encerra entre 22h e 23h, e é seguida por uma festa animada por música, rodas de conversa, comida e bebida.

Nos outros dias ocorrem jogos de futebol masculino e feminino, corrida, vôlei, baralho, damas, cabo de guerra, queimada e a luta marajoara, em um torneio amigável entre os representantes de cada comunidade.

Aos que são de fora, é comum levarem em conta apenas o aspecto festivo e competitivo do evento, porém a luta política dos quilombolas está sempre presente. Os jogos são uma oportunidade para estreitar os laços entre as comunidades participantes, discutir as problemáticas enfrentadas e fortalecer a busca por direitos.

 

Luta marajorara. Foto: Paulo Henrique, 2019.

Na 16ª edição dos jogos, em 2019 – um ano antes de serem cancelados por causa da pandemia de covid-19 – também houve apresentação de trabalhos escolares e acadêmicos feitos por membros das comunidades. As lideranças locais ressaltaram a importância de produções que envolvem a experiência dos próprios quilombolas, com seus saberes e fazeres, em diálogo com a academia.

Em um ambiente de grande representatividade e favorável ao empoderamento das comunidades, adultos, jovens e crianças exibem vestimentas e penteados cuidadosamente preparados para a ocasião. Dessa forma, os Jogos de Identidade Quilombola representam não apenas um lugar de celebração e reencontros, mas de engajamento na luta quilombola.

Por: Paulo Henrique S. dos Santos