Por Mayara Abreu

Motivada por sua experiência e dedicação à causa quilombola, além de sua capacidade comprovada de liderança, a nomeação de Antonio Mauro Ferreira dos Santos, para integrar a Executiva da Malungu foi vista como uma resposta necessária para manter o funcionamento eficiente da instituição, após o falecimento do Coordenador Administrativo, Iraci Nascimento.

“Eu aprendi que o Movimento Quilombola é uma saída para nós, que acreditamos em dias melhores. Muitas coisas já aconteceram através da nossa luta. E é só lutando, com muita força, garra e determinação, que nós, juntos mudaremos”, pontua, Mauro.

O novo Coordenador é natural da comunidade quilombola Mocambo, Ourém. Tem vasta experiência no Movimento Social, a começar pelas Associações de base, sindicatos dos trabalhadores rurais e legislativo do município de origem.

O processo de escolha para compor a executiva da Malungu, se deu por meio de uma Assembleia Extraordinária, que contou com lideranças quilombolas das Associações filiadas a Malungu da Regional Nordeste Paraense, os diretores e coordenadores da Instituição, no dia 03 de março de 2024.

Na ocasião, Sebastiana do Socorro Castro Santos foi nomeada como Coordenadora da Regional, sucedendo assim a Mauro no cargo. Ambas escolhas foram resultado de um processo cuidadoso e participativo. Após decisão, o Conselho Diretor realizou uma segundo reunião, também virtual, para formalizar a escolha de Mauro e decidir qual coordenador da executiva seria indicado para substituir Iraci Nascimento.

Durante a reunião, houve consenso em torno do nome de Mauro, reconhecendo sua aptidão para assumir o cargo e liderar a Coordenação Administrativa da organização.Antônio Mauro expressa sua gratidão pela confiança depositada e reitera seu compromisso em honrar o legado deixado por Iraci Nascimento, trabalhando incansavelmente para promover os interesses e defender os direitos das comunidades quilombolas do Estado do Pará. “Sinto ele presente em todos os momentos, na luta. E me convenço de que ele estava me preparando para essa jornada”, finaliza.

A MALUNGU, por sua vez, reafirma o compromisso em continuar lutando pelos direitos e pelo bem-estar das comunidades quilombolas com Antônio Mauro à frente da executiva e Socorro Nascimento na Coordenação da Regional Nordeste